Muitos não estão entendendo porque Silksong é tão difícil. Desde o lançamento em setembro de 2025, Hollow Knight: Silksong virou sinônimo de desafio.
A combinação de combates mais rápidos, punições mais severas e chefes exigentes elevou a dificuldade em relação ao jogo anterior, assunto que dominou a comunidade desde o dia 1.
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Um DNA herdado (e elevado)
Assim como no primeiro Hollow Knight, a dificuldade não é acidental: o jogo recompensa observação, paciência e precisão. Contudo, agora o ritmo é mais agressivo, com janelas menores de erro e exigência maior de domínio de movimento e posicionamento.
“Dano duplo” e a sensação de punição
Um dos principais motivos do porquê Silksong é tão difícil é a quantidade de ataques que causam 2 máscaras de dano (o dobro do padrão mais comum em Hollow Knight).
Em muitas lutas, inclusive contra chefes, encostar no inimigo pode causar esse dano dobrado, o que desestimula “facetank” e força leitura de padrões com mais cuidado.
A prova está na própria cena de mods e nas discussões da comunidade: surgiram mods para remover (ou até aumentar) o dano dobrado, e há vários tópicos debatendo seu impacto no balanceamento.
Cura: como o Vínculo muda suas decisões
Hornet não usa Alma, e sim seda. Curar em Silksong significa consumir o medidor completo de seda para executar o Vínculo, restaurando três máscaras de vida de uma só vez.
O processo é rápido, pode ser feito no ar, e tem uma animação curta. Mas, ele pode ser interrompido se você tomar dano antes de terminar, resultando em cura falha. Na prática, você precisa abrir espaço com mobilidade e leitura de padrões para curar com segurança.
Morrer: o que você perde e como recuperar
Quando morre, Hornet volta ao último banco em que descansou. No local da morte fica um Casulo de Seda; ao quebrá‑lo, você recupera seda para novas curas/skills. Você perde os Rosários (a moeda) que estava carregando, a menos que os tenha amarrado em um Cordão de Rosário, que preserva o valor. Porém, o rosário só pode ser gasto depois de “quebrar”.
Importante: o casulo não ataca a Hornet; ele é apenas um objeto de recuperação. Se você morrer antes de recuperar o casulo, os Rosáries perdidos na morte anterior somem, e apenas o novo casulo permanece.
Em arenas de chefe, às vezes o casulo nasce dentro da sala, o que permite um refil tático de seda no meio da luta.
Level design que não perdoa
O mundo apresenta mais verticalidade, áreas estreitas, inimigos aéreos e perigos ambientais em sequência. Esses elementos exigem precisão e planejamento, reforçando a sensação de que você conquistou na marra, e que cada erro custa caro.
Por que Silksong é tão difícil?
A filosofia da Team Cherry continua a mesma: a frustração dá lugar à sensação de conquista quando você domina o ritmo, as rotas e os padrões.
Com sistemas de cura e morte mais incisivos e o “dano duplo” em jogo, Silksong convida a jogar com cabeça fria, valorizando consistência e leitura acima de pressa.
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