Hoje em dia, uma tabela de tipos Pokémon é essencial, tanto nos jogos VGC quanto no TCG. Como cada tipo possui forças e fraquezas, compreender essas relações facilita a construção de estratégias, melhora a tomada de decisão durante as lutas e, acima de tudo, aumenta a taxa de vitórias.A seguir, você confere um guia didático e objetivo com tabela completa, diferenças entre formatos e exemplos práticos.
O que são os tipos de Pokémon
Cada Pokémon pode ter um ou dois tipos (por exemplo, Fogo, Água, Planta, Elétrico). O tipo define o dano causado e recebido durante as batalhas. Por exemplo, um golpe de Fogo é super eficaz contra um Pokémon de Planta, como Bulbasaur, porém é pouco eficaz contra um Pokémon de Água, como Squirtle. Essa dinâmica, portanto, sustenta quase todas as decisões táticas no competitivo.

Tabela de tipos Pokémon
Valores: 2x (super eficaz), 1x (normal), 0.5x (pouco eficaz), 0x (sem efeito). Dica: leia linhas como o tipo do ataque e colunas como o tipo do defensor.
| Atacante ↓ / Defensor → | Normal | Fogo | Água | Elétrico | Planta | Gelo | Lutador | Veneno | Terra | Voador | Psíquico | Inseto | Pedra | Fantasma | Dragão | Sombrio | Aço | Fada |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Normal | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 0.5x | 0x | 1x | 1x | 0.5x | 1x |
| Fogo | 1x | 0.5x | 0.5x | 1x | 2x | 2x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 0.5x | 1x | 0.5x | 1x | 2x | 1x |
| Água | 1x | 2x | 0.5x | 1x | 0.5x | 1x | 1x | 1x | 2x | 1x | 1x | 1x | 2x | 1x | 0.5x | 1x | 1x | 1x |
| Elétrico | 1x | 1x | 2x | 0.5x | 0.5x | 1x | 1x | 1x | 0x | 2x | 1x | 1x | 1x | 1x | 0.5x | 1x | 1x | 1x |
| Planta | 1x | 0.5x | 2x | 1x | 0.5x | 1x | 1x | 0.5x | 2x | 0.5x | 1x | 0.5x | 2x | 1x | 0.5x | 1x | 0.5x | 1x |
| Gelo | 1x | 0.5x | 0.5x | 1x | 2x | 0.5x | 1x | 1x | 2x | 2x | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 1x | 0.5x | 1x |
| Lutador | 2x | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 1x | 0.5x | 1x | 0.5x | 0.5x | 0.5x | 2x | 0x | 1x | 2x | 2x | 0.5x |
| Veneno | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 1x | 1x | 0.5x | 0.5x | 1x | 1x | 1x | 0.5x | 0.5x | 1x | 1x | 0x | 2x |
| Terra | 1x | 2x | 1x | 2x | 0.5x | 1x | 1x | 2x | 1x | 0x | 1x | 0.5x | 2x | 1x | 1x | 1x | 2x | 1x |
| Voador | 1x | 1x | 1x | 0.5x | 2x | 1x | 2x | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 0.5x | 1x | 1x | 1x | 0.5x | 1x |
| Psíquico | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 2x | 1x | 1x | 0.5x | 1x | 1x | 1x | 1x | 0x | 0.5x | 1x |
| Inseto | 1x | 0.5x | 1x | 1x | 2x | 1x | 0.5x | 0.5x | 1x | 0.5x | 2x | 1x | 1x | 0.5x | 1x | 2x | 0.5x | 0.5x |
| Pedra | 1x | 2x | 1x | 1x | 1x | 2x | 0.5x | 1x | 0.5x | 2x | 1x | 2x | 1x | 1x | 1x | 1x | 0.5x | 1x |
| Fantasma | 0x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 1x | 1x | 2x | 1x | 0.5x | 1x | 1x |
| Dragão | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 1x | 0.5x | 0x |
| Sombrio | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 0.5x | 1x | 1x | 1x | 2x | 1x | 1x | 2x | 1x | 0.5x | 1x | 0.5x |
| Aço | 1x | 0.5x | 0.5x | 0.5x | 1x | 2x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 1x | 1x | 1x | 0.5x | 2x |
| Fada | 1x | 0.5x | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 0.5x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 2x | 0.5x | 0.5x | 1x |
Exemplo prático: Charizard (Fogo/Voador) pressiona Venusaur (Planta/Veneno) com golpes de Fogo; entretanto, Charizard é extremamente vulnerável a ataques de Pedra.
Diferenças entre TCG e VGC
VGC (jogos eletrônicos)
Nos jogos, cada golpe possui um tipo e a eficácia segue a tabela acima. Um Pokémon pode ter duplo tipo, o que altera completamente o resultado. Por exemplo, Gyarados (Água/Voador) é imune a Terra, porém toma dano super eficaz de Elétrico. Além disso, o bônus de mesmo tipo (STAB) aumenta em cerca de 50% o poder de golpes do tipo do próprio Pokémon.

TCG (jogo de cartas)
No TCG, o sistema é um pouco diferente: nem todos os tipos do jogo eletrônico aparecem nas cartas. Cada carta apresenta fraqueza e, às vezes, resistência. Assim, quando um atacante explora uma fraqueza, o dano costuma ser multiplicado por 2x. Por exemplo, Pikachu (Elétrico) causa o dobro de dano em Squirtle (Água). Em contrapartida, Machamp (Lutador) sofre contra Alakazam (Psíquico).

Tipos extintos e substituídos no TCG
| Tipo (Jogos) | Tipo no TCG | Observação |
|---|---|---|
| Pedra / Terra | Lutador | Tipos fundidos nas cartas. |
| Veneno | Psíquico | Ataques de Veneno viram Psíquico no TCG. |
| Gelo | Água | Pokémon de Gelo usam cartas de Água, como Glaceon. |
| Aço | Metálico | Nome de família; função semelhante ao tipo Aço. |
| Sombrio | Noturno / Dark | Tradução varia conforme o idioma. |
| Fada | — (extinto em 2020) | Fadas como Sylveon foram redistribuídas entre Psíquico e Metálico. |
Estratégia prática e exemplos
Para cobrir fraquezas com consistência, monte um elenco equilibrado. Por exemplo, um trio com Garchomp (Dragão/Terra), Lucario (Lutador/Aço) e Togekiss (Fada/Voador) responde bem a ameaças comuns: Garchomp lida com Elétrico, Lucario pressiona Gelo e Aço, enquanto Togekiss neutraliza Dragões. Além disso, observe a equipe adversária e ajuste a ordem de entrada durante a batalha.
Tabela tipos Pokémon
Em resumo, a tabela de tipos Pokémon é a base para decisões eficazes. Ao compreender vantagens e desvantagens, você aproveita melhor o STAB, antecipa trocas do oponente e, por fim, converte oportunidades em vitórias. Use este guia como consulta rápida e, com o tempo, memorize as interações mais frequentes: Água > Fogo, Elétrico > Água, Lutador > Pedra e assim por diante.





1 Comment